Início      Notícias, Eventos & Blogs      Notícias

Início do Ano Letivo 2018/2019

Informamos que a abertura do ano letivo 2018/2019 para o Pré-escolar será no dia 5 de setembro.

Os alunos do 1°, 2° e 3° ciclos terão a sua apresentação a 14 de setembro, pelas 9:00h. No caso do 1º ciclo, os alunos irão permanecer durante todo o dia no Colégio, enquanto os alunos do 2° e 3° ciclos ficarão apenas no período da manhã.

Até lá, continuação de boas férias!

Cerimónia de Apadrinhamento dos Alunos do 1º Ano

No passado dia 21 de setembro, decorreu a cerimónia de apadrinhamento dos alunos de 1º ano do colégio.

Os alunos de 1º ano e de 4º ano tiveram uma tarde diferente, conheceram os seus afilhados e os seus padrinhos realizando uma atividade em conjunto.

Alguns padrinhos partilharam com os seus afilhados poemas do livro "Porta-te bem" do autor José Jorge Letria, e  de seguida, decoraram um marcador de livros para trocarem entre si como recordação.

Professora Sara César

Cerimónia de Apadrinhamento dos Alunos do 5º Ano

Os alunos do 5º ano tiveram oportunidade de conhecer os seus padrinhos e as suas madrinhas do 9º ano no dia 26 de setembro. A iniciar o seu percurso num novo ciclo e, noutros casos, pela primeira vez no Colégio, estes alunos poderão sentir-se mais acompanhados e protegidos pelos alunos mais velhos, que tão bem conhecem a escola.

Tudo começou com o assumir de um compromisso, por parte dos padrinhos e madrinhas, em ajudar os afilhados. Seguiu-se uma troca de lembranças e as fotos para mais tarde recordar.

Que estes laços de amizade e entreajuda se fortaleçam e que todos possam crescer como bons cristãos e honestos cidadãos!

Professor Pedro Zagalo

Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de setembro celebra-se o Dia Europeu das Línguas, como forma de valorizar e dar a conhecer a diversidade linguística.

No Colégio Laura Vicunha, os alunos de 2º e 3º ciclos foram convidados a participar em algumas atividades, dinamizadas pelos Departamento de Línguas, alusivas a esta data: pesquisa de palíndromos em Português, Inglês e Francês; escolha das palavras ou expressões que mais gostam em cada língua; apresentação de biobibliografias sobre escritores famosos nas diferentes línguas.

O resultado deste trabalho foi exposto na escola durante a semana, para que toda a Comunidade Educativa pudesse ver.

Professora Susana Pereira

Eucaristia de Início do Ano Letivo 2018/2019

Decorreu no dia 4 de outubro, pelas 9:15, na Igreja Paroquial de Santo António, a Eucaristia que assinalou o início de mais um ano letivo. Esta celebração contou com a participação dos diferentes elementos da Comunidade Educativa do Colégio Laura Vicunha.

Foi uma Eucaristia marcada pelo convite de Jesus para O seguirmos, com um coração disponível para acolher a Palavra de Deus.

Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora nos acompanhem durante este ano escolar, para que seja um ano repleto de sucesso e alegria, à boa maneira salesiana!

Professora Susana Pereira

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação.

O desafio deste ano foi a preparação de um lanche – convívio saudável em equipa “pequenos e graúdos” (crianças do Pré-escolar, alunos do 2º e 3º Ciclos e Departamento de Ciências Exatas e Experimentais).

De mãos dadas, grandes e pequenos provaram várias sugestões mais saudáveis, às quais facilmente nos poderíamos habituar…. Todos tiveram a possibilidade de apreciar sabores mais naturais e cheios de cor, tais como: mini-espetadas de frutas, salada de frutas, frutos secos, cenouras em palitos, sandes de queijo fresco, alface e tomate, queijo e fiambre magro, leite, etc.

Durante o lanche, pudemos ainda assistir a um momento musical apresentado pelos alunos do 5º ano alusivo a este dia, e os alunos do 6º ano realizaram uma exposição sobre a importância dos bons hábitos alimentares.

Foi, sem dúvida, um belo lanche! Mas, acima de tudo, foi um momento de aprendizagem e convívio “saudável” em todos os sentidos.

As educadoras e professoras de Ciências Naturais