Início      Noticias 2015/2016      Notícias 2017/2018

Início do Ano Letivo 2017/2018

Informamos que a abertura do ano letivo 2017/2018 para o Pré-escolar será no dia 4 de setembro.

Os alunos do 1°, 2° e 3° ciclos terão a sua apresentação a 11 de setembro. No caso do 1º ciclo, os alunos irão permanecer durante todo o dia no Colégio, enquanto os alunos do 2° e 3° ciclos ficarão apenas no período da manhã.



Até lá, continuação de boas férias!  



Cerimónia de Apadrinhamento - 1º e 4º Anos

Como vem sido hábito no nosso colégio, os alunos do 4º ano apadrinharam os alunos do 1º ano, com vista a uma melhor integração dos novos alunos e, por outro lado, uma responsabilidade acrescida dos alunos mais velhos. O dia 20 de setembro foi o dia escolhido para a celebração do compromisso assumido, com a visita dos afilhados/as à sala dos respetivos padrinhos e madrinhas. Em conjunto elaboraram um trabalho, onde cada aluno foi desafiado a reconhecer as caraterísticas do outro e desenhá-la no papel.

 

Professora Lina Bento



Cerimónia de Apadrinhamento - 5º e 9º Anos

Todos os dias, nos corredores da nossa Escola, criam-se laços afetivos que fortalecem os corações dos nossos alunos e os ajudam a seguir o seu caminho. Mas para que este trajeto seja traçado ainda com mais confiança e alegria, os finalistas do 9º ano, perante a restante Comunidade Educativa e numa breve cerimónia de Apadrinhamento, comprometeram-se a acompanhar e proteger os colegas mais novos do 5º ano. Este momento foi ainda marcado por abraços e troca de presentes entre padrinhos e afilhados. 

Que seja sempre um caminho cheio de cumplicidade e sorrisos!


Professora Susana Matos



Visita do 1º Ciclo à Exposição "Como a Poesia"

Os alunos do 1.º Ciclo visitaram no dia 29 de setembro, na parte da tarde, a exposição “Como a Poesia”, de Maria José Paixão, patente no Fórum Cultural “A Praça”, em Vendas Novas. Os discentes, acompanhados das respetivas professoras titulares, puderam ler as várias poesias, acompanhadas de uma imagem alusiva ao tema tratado em cada texto.

Tratou-se de uma atividade que contribui para o enriquecimento cultural e linguístico dos nossos alunos e apelou à sua sensibilidade para a importância de nos expressarmos, quer pela escrita, quer pela imagem.

 

Professora Marta Matos



Comemoração do Dia Mundial da Alimentação


A alimentação saudável é muito importante para melhorar a nossa qualidade de vida!


No dia 19 de outubro, pelas 12:25, no salão de festas do Colégio, as turmas do 8.º e 9.º anos, no âmbito da atividade “Alimentação e saúde” desenvolvida nas aulas de Espaço de Cidadania e Ciências Naturais, expuseram uma amostra de saladas variadas, diferentes e saudáveis, para degustação.

Em simultâneo foram distribuídos papéis de voto aos intervenientes da degustação, alunos do 2.º e 3.º ciclos e professores, para assinalarem a sua salada favorita! J

Depois de realizada a contagem dos votos, a salada vencedora foi a “Salada Mistério” (nº 10), de um grupo de alunos da turma do 8.º ano.

Todos os alunos do 8.º e 9.ºanos receberam um “Certificado de Participação” pelo seu empenho e envolvimento neste projeto.

 

O Departamento de Ciências Exatas e Experimentais


Get Adobe Flash player

Corta-Mato Concelhio 2017

Dia 16 de novembro realizou-se mais um Corta-Mato Concelhio no Parque Desportivo Municipal de Vendas Novas. Foi uma prova organizada pelo Serviço de Desporto da Câmara Municipal de Vendas Novas, Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e o Colégio Laura Vicunha.

Esta prova contou com a participação de cerca de 400 alunos, estando o nosso Colégio representado por uma comitiva de 61 alunos distribuídos pelos vários escalões.

Os nossos atletas/alunos tiveram um excelente desempenho, conseguindo arrecadar 5 medalhas. Os medalhados foram: infantis A masculinos – Guilherme Reis (3º Lugar); infantis B femininos – Maria Beatriz Lopes (1º Lugar) e Chloe Wood (3º Lugar); infantis B masculinos – Martim Guarda (1º Lugar); e iniciados femininos – Inês António (2º Lugar).

Estão todos de Parabéns pela sua prestação, quer em prova, quer ao apoiar os seus colegas. Todos atingiram o objetivo proposto – Conviver e Dar o seu melhor.

Professora Raquel Varela



Halloween 2017


Este ano os alunos do 2º e 3º ciclos, no âmbito da disciplina de Inglês, foram desafiados a participar num concurso, apresentando algo que representasse o Halloween.

Todas as turmas aceitaram o desafio, não só de criarem algo representativo desta festa como também o desafio de trabalharem em grande grupo. Todos se mostraram entusiasmados e apresentaram vários trabalhos imaginativos.

No dia 31 de outubro, as docentes da disciplina de Inglês distribuíram rebuçados a todos os alunos e docentes da escola e convidaram os alunos do 1º ciclo a avaliar os trabalhos apresentados pelos colegas. A turma vencedora foi o 6º ano com uma Casa Assombrada.


Professora Marta Curto


Get Adobe Flash player



Magusto 2017 ... CLV ... A Festejar a Tradição


No dia 10 de novembro de 2017 celebramos mais um dia de São Martinho…

A lenda é conhecida de todos e relembra-nos que a partilha pode transformar-se num milagre para cada um de nós.

Este ano o dia aqueceu e pudemos celebrar esta festa com muito sol, castanhas e diversas atividades.

No pré-escolar as crianças comeram castanhas assadas, fizeram várias atividades/trabalhos alusivas/os à castanha, sendo o lanche adoçado com bolo e sumo.

No 1º Ciclo também se comeram as tradicionais castanhas assadas e elaboraram um mural coletivo alusivo ao magusto.

No 2º e 3º ciclo a tarde foi de torneio de futebol onde as equipas disputaram não só a bola mas a camaradagem e a partilha de momentos que ficam na memória dos tempos de escola certamente.

O bar, rico em guloseimas doces e salgadas, foi da responsabilidade do 9ºAno.

Educadora Catarina Pereira


Get Adobe Flash player



Dia Nacional do Pijama


Era segunda-feira e um dia de aulas, como tantos outros… se não estivéssemos todos de pijama!

No dia 20 de novembro assinalou-se o Dia Nacional do Pijama e o Colégio Laura Vicunha associou-se mais uma vez a esta iniciativa e causa solidária. As cerca de 120 crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo juntaram-se e vestiram o pijama por uma boa causa. Durante a manhã viveram muitos momentos divertidos com música, dança, jogos e muita euforia.

Este é já um dia marcado pela diversão e pela alegria que cada um exibe com os seus confortáveis, fofos e originais pijamas [crianças, educadoras e professoras]. E que alegria saber que para todos nós estes pijamas são sinónimo de conforto, afeto, lar e família, pois para as muitas crianças que se encontram privadas do seu ”direito de crescer numa família” isso não é uma realidade. É a pensar nelas, e com o contributo de cada família, que os mealheiros Casa dos Pijamas regressaram à escola, cheios de generosidade. Isso irá fazer decerto a diferença na vida daqueles que vivem separadas dos seus pais, em instituições do nosso país.

Este dia diverte-nos, ao mesmo tempo que nos torna seres mais conscientes e solidários.

O nosso obrigado a cada um! O pouco pode fazer muito!


Professora Susana Figueiredo


Get Adobe Flash player



8ª Edição - Avós e Netos em Movimento


No dia 24 de novembro, pelas 17h30, no Pavilhão Gimnodesportivo do Colégio Laura Vicunha, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo participaram na 8ª edição da festa “Avós e Netos em Movimento”, mais conhecida por “Festa dos Avós”. Este dia, pretendeu celebrar a vida de dedicação de Mãe Margarida (mãe de D. Bosco) que, de forma simples, mas grandiosa, abraçou a missão de educar os jovens daquela época com o seu filho, dando-lhes o carinho maternal que só uma mãe ou uma avó sabe dar.

Tudo foi devidamente preparado e ensaiado pelos netos e no dia marcado lá estavam avós e netos em movimento prontos para mais um momento inesquecível, participando em várias atividades que foram dinamizadas pela professora Raquel Varela (Expressão Físico-Motora) e as respetivas educadoras e professoras. Realizaram-se diversos exercícios, nomeadamente, coreografias e jogos musicais.

No final, os avós receberam uma prenda elaborada pelos netos e todos puderam adoçar este fim de dia com uns rebuçadinhos, que os esperavam à saída do pavilhão, oferecidos pela Adelaide que simbolizava a Mãe Margarida.

Esta atividade foi muito enriquecedora, uma vez que valorizou uma figura tão querida e importante para a nossa comunidade educativa, fortalecendo os laços entre avós e netos e com uma participação ativa e entusiástica dos mesmos.

Professora Ana Pinheiro


Get Adobe Flash player



Festa de Natal
Pré-Escolar e 1º Ciclo


No dia 16 de dezembro, pelas 17h 30 os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, do Colégio Laura Vicunha brilharam e encantaram na sua Festa de Natal que este ano teve como objetivo unir os valores que as fábulas transmitem ao simbolismo do Natal, com o tema “Natal com fábulas…”. Desta forma, foram dramatizadas duas fábulas “A Cigarra e a Formiga” e “O Velho, o Rapaz e o Burro”, tendo sido a primeira dinamizada pelos alunos do 1.º e 2.º anos. No decorrer da apresentação da fábula, foram coreografadas duas canções relacionadas com a mesma, onde participaram os alunos do 1.º e 2.º ano e o grupo do pré-escolar dos 3 e 4 anos. Coube ao 3.º e 4.º anos a dinamização da segunda fábula, bem como a coreografia de uma das canções. A outra canção foi apresentada pelo grupo do pré-escolar dos 4 e 5 anos. No final de cada fábula foram apresentadas as suas morais, dois poemas e os valores associados a cada uma, expostos em palavras que depois decoraram o pinheiro de Natal, onde se encontrava o presépio vivo. Para o encerramento da festa, todas as crianças e respetivos professores cantaram a música “Jesus no meio” e desejaram um Feliz Natal a todos os presentes.

Foi sem dúvida um final de tarde repleto de alegria e entusiasmo marcado pela emoção e dedicação dos nossos pequenos artistas. 


Get Adobe Flash player




Festa de Natal
2º e 3º Ciclo


Para acabar bem o primeiro período de aulas, nada melhor do que uma festa!

Logo pela manhã, participámos na Celebração Eucarística de Natal, na Igreja de Santo António, onde todos fomos convidados a relembrar a importância de Jesus nas nossas vidas, Luz que nos guia diariamente.

Durante o dia, foi a habitual azáfama de ensaios e preparativos para que, à noite, tudo corresse na perfeição!

E à noite a magia aconteceu! Os alunos transformaram-se em atores, subiram ao palco e brilharam! Numa versão musical de “A Bela e o Monstro”, todos deram o seu melhor para que esta festa pudesse ficar na memória daqueles que tiveram o privilégio de assistir. Entre música, dança, luz e cor, e alguns nervos à mistura, o sonho tornou-se realidade e o espetáculo aconteceu!

Professora Susana Pereira


Get Adobe Flash player



As Janeiras


No dia 4 de janeiro, pelas 11h00, os alunos do 1º ciclo, do Colégio Laura Vicunha, acompanhados pelas respetivas professoras, foram ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas cantar as Janeiras. Foram recebidos pela Senhora Presidente da referida instituição, a Dr.ª Paula Valentim, e alguns bombeiros para os quais, cantaram as janeiras, seguidas do Hino do Colégio. Entretanto, a Presidente ofertou um saquinho de doces acompanhado de uma maqueta, para montar, de um carro dos bombeiros a todos os alunos presentes.

No final, os discentes ainda puderam, em pequenos grupos, dar uma volta numa das viaturas dos bombeiros, dentro do parque do quartel, o que encheu de alegria e entusiasmo todos os presentes. Esta manhã foi vivida com satisfação e ânimo, tendo também sido uma forma de homenagem a todos aqueles que dedicam uma parte da sua vida a ajudar os outros.

Professora Marta Matos


Get Adobe Flash player



Dia de D. Bosco


“A formação dos jovens consiste em duas coisas: doçura e comunhão e confissão frequentes” (D. Bosco)


No dia 31 de janeiro celebramos o dia D. Bosco, o pai e mestre dos jovens. À boa maneira salesiana, os alunos e a comunidade educativa participaram na Eucaristia, que decorreu na Igreja de Santo António, pelas 9.15.

A restante parte do dia foi de festa, alegria e desporto. Os alunos do 1º Ciclo divertiram-se no pátio com jogos tradicionais, enquanto os alunos do 2º e 3º Ciclos organizaram um torneio de basquetebol. Os antigos alunos foram convidados a vir ao Colégio e formaram uma equipa com os professores.

E foi desta forma que se comemorou mais um dia de D. Bosco, aquele que foi o fundador da Família Salesiana.


Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão (…)” (D. Bosco).

Professora Susana Pereira


Get Adobe Flash player




Dia de Carnaval


Carnaval é sinónimo de festa, alegria e diversão. E foi assim que os alunos do Colégio Laura Vicunha viveram o dia 9 de fevereiro.

As crianças do Pré-escolar fizeram o seu desfile nas próprias salas, onde por um dia foram príncipes, princesas, super-heróis, animais e outras personagens.

Os alunos do 1º Ciclo foram convidados a integrar o desfile organizado pela Câmara Municipal de vendas Novas, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo, e contou com a presença das crianças das escolas do Município.

Á tarde, os alunos do 2º e 3º Ciclos divertiram-se no pátio, onde puderam jogar, deliciar-se com as iguarias do bar dos finalistas e participar no concurso de máscaras, por turma. Com o tema “personagens de filmes”, cada turma desfilou e foi apreciada por um júri, que decidiu atribuir o primeiro prémio á turma do 9ºano, que se disfarçou de Branca de Neve e os 7 anões.

Um dia marcado por muita alegria e animação!


Professora Susana Pereira


Get Adobe Flash player


Teatro "Se eu fosse um animal"


Inserido na terceira edição dos Dias Culturais, a Associação Cativar, com o projeto “O teatro vai à escola” deslocou-se ao Salão de Festas do Colégio Laura Vicunha, no dia 16 de fevereiro, pelas 14h 30 para apresentar a peça de teatro “Se eu fosse um animal”, dirigida aos alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo.

O tema principal da peça era os animais, onde se contava a história de uma menina muito curiosa chamada Joana que pensava neles a toda a hora: a tomar banho, a comer, a saltar e a correr!

Os alunos mostraram-se bastante entusiastas e divertidos durante a apresentação da peça teatral que pautou pela interatividade com o público.

Foi uma tarde diferente que certamente agradou a todos os intervenientes.

Professora Marta Matos


Get Adobe Flash player


3ª Edição dos Dias Culturais


Nesta III Edição dos Dias Culturais do Colégio Laura Vicunha, os alunos dos 2º e 3º ciclos, acompanhados por vários professores, partiram à descoberta do património histórico mundial, ao longo de dois dias repletos de cultura e sorrisos.

Movidos por muita animação e cheios de expetativas, no dia 15 de fevereiro, os autocarros traçaram caminhos pelas planícies alentejanas até fazerem uma paragem na linda cidade de Elvas, onde os nossos alunos puderam visitar o Museu da Fotografia, que guarda em si as máquinas fotográficas colecionadas ao longo de muitos anos por João Carpinteiro, um apaixonado por esta arte. A entrada deste Museu era uma exposição artística ligada à fotografia, de Luís Raimundo. Atravessando ruas típicas alentejanas os alunos foram conhecer o Forte da Graça, acompanhados por guias entusiastas que os fizeram recuar muitos anos atrás e conseguir imaginar o que ali foi vivido. Ainda com estas belas paisagens como pano de fundo, ouviram-se notas musicais e tocantes melodias interpretadas por professores e alunos, na Academia de Música de Elvas. Já com o cintilar das luzes ao anoitecer, estando Badajoz à vista, foi nesta cidade espanhola que jantaram antes de seguir para o Colégio Maria Imaculada, em Puebla de la Calzada, onde pernoitaram.

No dia 16 de fevereiro, depois de um pequeno almoço reforçado seguiram para Mérida onde, entre atividades e desafios orientados por guias espanhóis, exploraram o Teatro e o Anfiteatro Romano, entre muralhas, pedras, colunas e bancadas foram levados a imaginar os combates ali vividos. Da parte da tarde, seguindo as indicações de um guião e de um mapa visitaram o Museu Nacional de Arte Romana, procurando nele objetos e pormenores que dariam as respostas às questões que lhes eram colocadas.

Mais ricos culturalmente e marcados por momentos únicos vividos, depois de explorar a arte romana em terras de Espanha, os nossos alunos regressaram a Vendas Novas.

Professora Susana Matos


Get Adobe Flash player





Dia do Pai


“Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo”

 

Foi num ambiente de alegria, companheirismo e amor que, na tarde de dia 19 de março, pais e filhos comemoraram o Dia do Pai no colégio Laura Vicunha.

A atividade decorreu no pavilhão gimnodesportivo do colégio, onde pais e filhos corresponderam aos desafios propostos pelo circuito de estações. Entre caminhar lado a lado, simular o movimento de uma lagarta, rastejar, andar de gatas, passar entre arcos, acrobacias, rebentar balões e registar o dia com um momento fotográfico, viveram-se momentos de alegria e animação.

Foi sem dúvida um final de tarde bem passado, onde se valorizou a relação escola-família, fortalecendo laços entre pais e filhos. 


Get Adobe Flash player


Dia Mundial da Árvore e da Floresta


No passado dia 21 de março, os alunos do 1.º ciclo, do pré-escolar e da Associação Técnico-Profissional D. Carlos I do Concelho de Vendas Novas plantaram 1.400 sobreiros, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta. A iniciativa resultou de uma parceria entre o Regimento e o Município, que comparticiparam a compra das árvores por igual.

No total foram envolvidas 700 crianças e jovens, que estiveram em contacto com a natureza e com o sobreiro, Árvore Nacional de Portugal e espécie protegida desde 2001, a única que recompõe a casca depois de esta ser extraída. O Regimento de Artilharia n.º 5 proporcionou ainda uma experiência mais completa, permitindo que a pequenada visualizasse um pequeno filme sobre reciclagem. Os Bombeiros Voluntários também levaram uma das suas viaturas e explicaram alguns procedimentos. Foi a diversão total! Da parte do Município, todos receberam um marcador de livros. O objetivo foi cumprido: sensibilizar as crianças para o respeito e cuidado das árvores e o desenvolvimento de atitudes amigas do ambiente. Proteger as árvores é proteger a vida!

Ana Pinheiro


Get Adobe Flash player



Visita de Estudo do 1º Ciclo


No dia 20 de abril, os alunos do 1.º Ciclo realizaram uma Visita de Estudo onde tiveram a oportunidade de ver o musical infantil “Aladino – o musical genial”, no Teatro Politeama, em Lisboa. O Musical Genial é uma adaptação do conto árabe Mil e uma Noites que é um dos mais famosos da celebre coletânea que faz parte do imaginário de várias gerações e que já deu origem a vários filmes e espetáculos. No tapete mágico de Aladino jovens e adultos voaram para as estrelas do sonho, da inteligência e da compreensão do mundo e das possibilidades infinitas do ser humano.

Após um merecido almoço, os alunos puderam deslumbrar-se com uma visita ao Palácio Nacional da Ajuda, onde redescobriram a única residência real visitável em Lisboa.  O Palácio da Ajuda tem mais de 30 salas para visitar, que mantêm ambientes do séc. XIX, o que faz delas páginas vivas da História de Portugal. Os alunos puderam conhecer as suas peças de diferentes lugares e épocas, ambientes novecentistas e histórias da família real. A visita ao palácio foi realizada sob o tema "O Quotidiano da Família Real" que incluiu visita ao Piso Térreo e primeiro piso.

As professoras titulares


Get Adobe Flash player




Dia da Mãe


Maio chegou. Chegou também o mês de Maria e o dia de todas as outras mães, que tantas vezes à sua imagem, dão o melhor de si, numa entrega total nessa sua missão. Para assinalar esta data, comemorou-se, no dia 4 de maio de 2018, o Dia da Mãe no Colégio Laura Vicunha.

Foi ao final de mais um dia de aulas, e depois de cada aluno ter dedicado o seu tempo, carinho e criatividade na realização, em sala de aula, do trabalho e prenda alusivos a esta data, que mães e filhos se juntarem num momento relaxante e de grande cumplicidade.

Tendo como dinamizadora a mãe de uma aluna do 1º ciclo, o pavilhão gimnodesportivo do CLV encheu-se para uma mega aula de Ioga. Lado a lado, mãe e filha deram o mote e o exemplo dos vários exercícios desta prática meditativa. De olhos fechados, de corpo descontraído, com ar sereno ou um sorriso nos lábios, pouco e pouco, todos foram mergulhando na mesma paz e no mesmo espírito de tranquilidade.

 Foi uma atividade diferente, com grande adesão por parte das mães de alunos de todas as idades, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Foi gratificante assistir a um momento de união, partilha e pertença desta grande família salesiana. São momentos como este que nos ajudam a ser escola e família.

Ser escola também é isto!

Somos família, gratidão e união. Obrigado a cada mãe!

#conTigosou1forte

#juntossomosmaisfortes

Professora Susana Figueiredo


Get Adobe Flash player